“A sagrada alma que deseja trabalhar não deve ser interrompida." ― Lailah Gifty AkitaVocê sabia que uma tarefa que é interrompida leva 50% mais tempo e tem 50% mais erros do que uma não interrompida?
Leva um tempo para o nosso cérebro entrar em um estado de foco onde somos capazes de nos concentrar completamente em uma tarefa sem nos sentirmos distraídos. Uma vez que entremos nesse estado, podemos aproveitar um fluxo muito produtivo, desde que não sejamos interrompidos.
Uma mente focada ainda assim é sensível a perturbações externas. Interrupções - por exemplo trocar para um conjunto de pensamentos não relacionados - apaga e bagunça grande parte do que havia sido estabelecido e otimizado em seu estado cerebral. E interrupções frequentes podem te impedir de entrar completamente nesse estado de fluxo.
Quando você interrompe alguém, leva em média 23 minutos para a pessoa voltar à tarefa original, além de até 30 minutos para voltar ao estado de fluxo de forma que ela possa ser completamente produtiva de novo. Quase metade das vezes que você interrompe alguém, você na verdade vai tirá-la completamente da tarefa, de maneira que ela não vai conseguir voltar à tarefa imediatamente depois que a interrupção acabar. Você pode achar que só está interrompendo por um ou dois minutos, mas a perturbação da tarefa que resulta da sua interrupção pode durar significativamente mais.
Por volta de 80% das vezes que uma tarefa é interrompida, a pessoa vai voltar a ela no mesmo dia. Mas em 1 a cada 5 vezes que você interrompe alguém, você na verdade vai fazer com que elas parem de trabalhar naquela tarefa pelo resto do dia.
Você já foi interrompido brevemente por alguém, e acabou extendendo essa interrupção concluindo que já que você parou de trabalhar, melhor is logo no banheiro, olhar o e-mail, almoçar, etc? Quantas vezes uma perguntinha rápida se tornou uma longa conversa? Essas são experiências comuns, especialmente entre profissionais do conhecimento. Uma interrupção que parece menor pode tirar seu foco do trilho a tal ponto que leva horas para voltar à tarefa original, isso se você conseguir voltar a ela no mesmo dia.
Também já foi mensurado que trocar de tarefas frequentemente aumenta os níveis de estresse se comparado a uma tarefa única. Então interroper outras pessoas não só atrapalha a produtividade, mas também prejudica a saúde delas.
Interrupções são caras, também. Uma estimativa coloca o custo de interrupções no trabalho em U$588 bilhões por ano em produtividade perdida na economia dos E.U.A. Isso provavelmente está muito subestimado, já que está baseado apenas nas horas perdidas multiplicado pelo salário médio. Isso não leva em consideração os efeitos em cascata dessas interrupções, incluindo oportunidades perdidas, vendas perdidas, demissões, empresas fechando, reduções de investimento, erros de alto custo, mais atestados médicos por causa do estresse maior, etc. Interrupções significam que alguns livros nunca são terminados, algumas empresas nunca são abertas, e algumas ideias estão condenadas a morrer na praia.
A próxima vez que você pensar em interromper uma pessoa que está trabalhando produtivamente em uma tarefa que é importante para ela, lembre que sua pergunta ou comentário aparentemente inocente pode criar consequências sérias para a pessoa. Isso inclui trabalho extra, aumento de estresse, erros cometidos, atrasos, e potencialmente parar a tarefa por completo. Mesmo uma breve interrupção de uma tarefa complexa pode criar o equivalente cognitivo a uma hora de trabalho extra.
Pessoas altamente produtivas sabem a importância de trabalhar em blocos de tempo ininterruptos, com foco e concentração. Consequentemente, eles tomam medidas para se proteger contra interrupções, tais como: usar fones de ouvido para desencorajar conversas triviais (mesom se não houver nada tocando no fone); fechar a porta do escritório pedindo para os outros que não interrompam a não ser que absolutamente necessário; deixar claro quando é e quando não é uma boa hora para conversar; trabalhar em locais diferentes; desligar telefones e notificações; ou trabalhar em horários diferentes.
Muitos programadores, por exemplo, adoram trabalhar tarde da noite. Um dos motivos é que há menor probabilidade de serem interrompidos quando todo mundo está dormindo, então o trabalho noturno pode ser produtivo. Atividades online (e-mail, mídia social, etc) também tende a diminuir significativamente tarde da noite.
Não há problema nenhum em ser sociável. Mas se alguém estiver trabalhando ativamente, deixe-a trabalhar. Vocês podem conversar depois que ela acabar.
Se você tem problemas com pessoas te interrompendo mais do que você gostaria, peça-os para que usem a seguinte regra básica (ou qualquer outra que te satisfaça):
Quando estou ocupado trabalhando, por favor não me interrompa a não ser que você tenha que compartilhar algo que é tão urgente e importante que vale a pena destruir todo o trabalho que fiz na última hora.
Por favor, não interrompa
Reviewed by Coragem para Crescer
on
fevereiro 21, 2019
Rating:

Nenhum comentário: